Desligar música.  
Produtos » Propriedades físicas de uma linha

1- Título

       Um aspecto importante é o conhecimento da massa linear do fio, porque permite para uma mesma categoria de fio, escolher o que melhor se adapta às condições de uso do artigo.

     

      Com efeito, a massa linear do fio influência:

·          a resistência do fio e consequentemente a resistência da costura;

·          a escolha do número da agulha;

·          o enchimento da canela;

·          a afinação dos tensores na máquina de costura;

·          os riscos de encaracolamento da linha.

A massa linear pode ser expressa de várias formas:

  • Tex
  • Ne
  • Nm
  • Denier

    Tex e Ne são os mais utilizados em linhas de costura

 

2-Torção
      É o número de voltas de um fio em torno do seu eixo, determinado com base no seu comprimento de medida nominal, antes da distorção.

      A torção deve ser expressa, preferencialmente, em voltas por metro, (voltas/m), podendo também ser expressa em voltas por centímetro (voltas/cm) e (voltas/polegada).

      A direcção de torção é muito importante. A torção pode ser no sentido dos ponteiros do relógio, torção Z, conhecida como torção esquerda, ou no sentido oposto aos ponteiros do relógio formando a torção S, conhecida como torção direita.

      A torção Z é a mais apropriada para a maior paret das máquinas de costura, porque com a torção S  a linha de costura distorce durante a costura provocando a distorção e consequentemente rotura da linha



3-coeficiente de atrito

      É a força contrária ao deslizamento de um fio em contacto com um corpo cilíndrico onde existem forças opostas. Uma das causas de precisar de mudar muitas vezes as agulhas, é o desgaste provocado pelo grande atrito do fio sobre o metal.

      O aquecimento da agulha e as quebras com frequência anormal, são igualmente consequências do atrito. As propriedades de atrito de um fio dependem das características próprias, mas sobretudo dos produtos de acabamento e lubrificantes. A lubrificação de um fio é muito importante, pois diminui o atrito e protege o fio contra o aquecimento. É, nestes casos, necessário fazer um teste de atrito ou de deslizamento do fio sobre um metal, que permite detectar se o fio vai desgastar o material, ou afectar as suas características e a duração de vida dos orgãos da máquina.

      Uma lubrificação elevada pode provocar manchamento nas peças, criando um enorme problema, porque a remoção é muito cara e em alguns casos impossível.

 

 

4-Irregularidade

A irregularidade do fio, isto é, a variação da massa por unidade de comprimento, é considerada como sendo um factor importante e crítico, pois pode provocar quebras da linha de costura. As irregularidades podem ser encontradas em qualquer fase do processo têxtil, isto é, aparecem em fios, mechas, mantas e fitas.

O comprimento e o diâmetro da fibra são das propriedades mais importantes para a determinação do comportamento destas no processo de fiação. Existe uma elevada correlação entre a irregularidade do fio e o comprimento médio da fibra.

As variações na secção transversal do fio, como neps, pontos finos e pontos grossos, são geralmente descritos como imperfeições e são analisados paralelamente à irregularidade.

É importante perceber que todos os fios são de alguma forma irregulares, sendo o seu valor, o factor determinante para a aceitabilidade ou não do produto, por parte do consumidor.


 

5-Resistência à Rotura
Força máxima aplicada num ensaio de tensão efectuado à rotura. Para fios, é preferencialmente expressa em centinewtons (1gf=0.98 cN), pode também ser expressa em kilogramas ou gramas (força). Esta varia ligeiramente segundo as condições específicas em que o fio se rompeu, por exemplo: humidade, temperatura, regime de carga e comprimento do fio submetido a tensão. Por esta razão, todas estas condições são especificadas com precisão em todos os testes reconhecidos internacionalmente. Estes testes são realizados em laboratórios com ambiente normalizado e geralmente com instrumentos automáticos, utilizando células de carga electrónicas.


 

6-Tenacidade
Proporção da força de rotura do fio, relativamente à sua massa linear. É habitualmente expressa em centinewtons por tex (cN/tex).

Evidentemente, quanto mais grosso se produzir um fio, mais resistente ele será. Mas a tenacidade é teoricamente independente da massa linear do fio e pode, portanto, utilizar-se para comparar a resistência de fibras e fios. A tenacidade pode ser expressa de várias formas, gramas (força) por denier (g/d)e gramas (força) tex.

 


7- Alongamento à rotura

 
Aumento em comprimento de um provete, produzido pela força de rotura. É expresso como uma percentagem do comprimento nominal inicial.

Esta propriedade é importante, sendo um dos factores que implica a valorização da elasticidade das costuras. Por si só é importante, pois identifica o comportamento do fio na costura.


8-Elasticidade

É a propriedade de um fio pela qual este tende a recuperar o seu comprimento original, depois de ter sido estirado até um determinado ponto. Por exemplo, a goma recupera o seu comprimento original, portanto, é altamente elástico, com uma recuperação elástica de 100%.

Um polímero não estirado, diz-se que tem alta plasticidade com recuperação elástica de zero.




PETIC
POLIPETIC
INDIGO
CONIFIL
TEXTURIZADO
LINHA INVISÍVEL
 
Em Português
In English
En Español
 
termos de utilização | recomendar a um amigo | adicionar aos favoritos